Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

domingo, 8 de maio de 2011

Na ponta outra vez

Fonte: Revista - Kappa magazine - Ano 1 / Edição 22 / Nº 22
São Carlos, 3 de maio de 2011


Por Luciano Abelhaneda


São Carlos já é destaque na reciclagem no estado de São Paulo, mas com as novas tecnologiasde reaproveitamento de materiais deve despontar como uma das cidades com o maior índice de reciclagem do país.

A busca por soluções nesta área passa pelo planejamento. A parceria com a iniciativa privada é a grande saída para a reciclagem. As prefeituras devem gerir e mostrar o caminho e a iniciativa privada tocar o projeto. São Carlos deu um grande passo quando fez uma Parceria Público Privado (PPP) do lixo, que pagará mais quanto menos lixo for para o aterro sanitário, ou seja, quanto mais for reaproveitado melhor para a empresa e , claro, o meio ambiente.

A busca por novas tecnologias para reciclar move pesquisadores do mundo todo, e isso traz ganhos em escala. Não temos mais onde jogar tanto lixo. O Brasil em específico experimenta crescimento de sua classe média, ávida por consumir novidades. Consequentemente, embalagens, as famigeradas sacolinhas de supermercados, e vários tipos de plásticos e papel que não tiverem o destino correto serão os grandes inimigos de nossos filhos no futuro.

A capital da tecnologia não poderia deixar de se apresentar neste setor. A reciclagem pode tornar a cidade um exemplo, e com isso atrair investimentos nesta e em outras áreas que se sentiram mais limpas em uma cidade onde se recilca mais.

Vamos esperar para ver, o caminho já foi traçado. E São Carlos, mais uma vez, está na ponta.


Um comentário:

  1. Adorei este post, como os demais que tenho acompanhado deste blog. Parabéns a vocês!!!

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar nosso blog!

Comente, pois sua opinião é muito importante para nós!