Sustentabilidade é o uso dos recursos naturais para a satisfação das necessidades da sociedade humana presente sem o comprometimento das necessidades das sociedades humanas futuras.
Uma das formas de desenvolvimento sustentável é o uso de produtos que colaboram com a natureza, produtos que não destruam (tanto) o meio-ambiente, como por exemplo a caneta biodegradável do Grupo Ekobio ou os aspiradores de plástico reciclado da Electrolux.
Segundo o site sustentabilidade.org.br a proposta da sustentabilidade consiste em: “ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.”
Ainda segundo o site “A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.”
Para que um empreendimento ou produto da sociedade humana seja considerado um sustentável é necessário que o mesmo possua algumas características, é preciso que ele seja:
Ecologicamente correto:
É necessário que seja benéfico ao meio ambiente e à saúde, não polua nem seja tóxico, contribuindo assim para um modelo de sociedade sustentável.
É preciso que se faça uso de materiais naturais renováveis e que esse material seja obtido de maneira sustentável como por meio de reaproveitamento ou reciclagem. Essa matéria-prima pode ser renovável ou não, mas caso não seja renovável a mesma deve ser reaproveitada.
Economicamente viável:
É preciso que esse produto ou empreendimento seja viável economicamente, ou seja, que possa ser realizado dentro dos padrões econômicos da instituição, sociedade ou grupo social em que está sendo realizado.
Socialmente justo:
Deve ser justo socialmente e estar aberto e no alcance de toda a sociedade, não apenas de algumas camadas, deve ser realizado de forma que todos os indivíduos possam ser beneficiados.
Culturalmente aceito:
Deve estar dentro dos padrões culturais da sociedade, ou seja, deve ser “visto com bons olhos” pelos indivíduos.
Beleza gente.
ResponderExcluirPassei por aqui e gostei.
305 visualizações e conteúdo próprio com citação de fontes etc.
Legal.
Abraços